RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Projeto “A Arte de Reciclar” tem como objetivo firmar parceria entre a Empresa Morumbi Implementos Rodoviários e a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ) para a realização de cursos no âmbito da RECICLAGEM, utilizando os resíduos que sobram da linha de produção da empresa com o intuito de despertar novas possibilidades de crescimento e geração de trabalho e renda. Através da criação de produtos artesanais, pretende-se contribuir para a sustentabilidade social, inclusão produtiva, possibilitando a construção de uma cidadania criativa e empreendedora para o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento de famílias e indivíduos em consonância a PNAS (Política Nacional de Assistência Social) e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Os cursos são oferecidos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com o apoio das parcerias conveniadas.

Os cursos são ofertados no CRAS/Travessão entre as famílias deste território, que se encontram vulneráveis socialmente, que buscam a conquista da autonomia. Através das oficinas promovemos a inclusão produtiva, a superação da desigualdade/exclusão social viabilizando autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Com esse Projeto pretendemos também despertar uma consciência crítica em relação ao reaproveitamento das matérias recicláveis. E ainda:

  • Possibilitar, através da Sustentabilidade Social, a melhoria da qualidade de vida do usuário, e diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular.

  • Realizar palestras socioeducativas com temas transversais com grupos acompanhados pelos CRAS.

  • Propiciar aos usuários a possibilidade de exercer uma atividade empreendedora com geração de renda.

A avaliação das alunas é através da assiduidade nas oficinas. Em contrapartida, a família é beneficiada com uma cesta básica doada pela empresa parceira (Morumbi).

As peças confeccionadas são vendidas para a empresa parceira que as utiliza como brindes para seus clientes e presentes para seus colaboradores em datas comemorativas. Além de também serem divulgadas em feiras artesanais.